segunda-feira, 16 de junho de 2008

Brasil terá a maior delegação olímpica em Pequim

A vitória sofrida da seleção de basquete feminino diante de Cuba pelo torneio pré-olímpico garantiu não só mais 12 atletas do país nos Jogos de Pequim, mas marcou a efetivação da maior delegação brasileira a participar em uma edição olímpica: estaremos em 251 atletas: quatro a mais que em Atenas 2004. O número ainda pode aumentar, caso algum esportista obtenha índice no atletismo ou tenhamos uma improvável classificação do time de basquete masculino.

O Brasil atuará em 31 modalidades. Antes de projetar possíveis vencedores em cada uma delas, passemos a números gerais:

Torceremos por 6 boxeadores, 1 canoísta (o grande Nivalter Santos), 6 ciclistas (na estrada e no BMX), 2 esgrimistas, 13 ginastas (a estrela é Diego Hypólito), 12 cavaleiros (no adestramento, CCE e Saltos), 1 halterofilista, 1 atleta de luta livre, 2 mulheres do nado sincronizado, 3 maratonistas de águas abertas, 1 atleta do pentatlo moderno, 5 remadores, 4 saltadores, 3 lutadores de taekwondo, 1 tenista, 4 mesas-tenistas (entre esses o veterano Hugo Hoyama), 1 arco-atirador, 2 atiradores esportivos, e 2 tri-atletas.

Há outros esportes em que os brasileiros aparecem como candidatos concretos a um lugar no pódio.

Pela vela, o Brasil lança-se ao mar com 9 iatistas, o principal deles é Robert Scheidt que já conquistou três medalhas olímpicas. No judô estaremos em 13 atletas e uma medalha parece estar próxima de Tiago Camilo, campeão mundial da categoria meio-médio e ainda podemos sonhar com a jovem Mayra Aguiar, prata no Pan 2007, com apenas 15 anos de idade.

Na natação, Thiago Pereira puxa a fila dos 16 brasileiros que caem na piscina de Pequim. O mineiro nadará em sete categorias. No atletismo, estaremos em 27 esportistas e há reais chances de medalhas com Fábio Gomes da Silva (salto com vara), Marilson Gomes (maratona), Jadel Gregório (salto triplo), Maurren Maggi (salto em distância) e o experiente Vicente Lenílson, prata com a equipe de revezamento 4x100 metros em Sydnei 2000.

Para fechar a extensa lista da participação brasileira temos os esportes coletivos com as 12 comandadas de Basul no basquete, Marta e suas 17 companheiras no futebol feminino, os 18 escolhidos por Dunga no futebol masculino, as 12 de Zé Roberto e os 12 de Bernardinho no vôlei, além dos 14 atletas do handebol masculino e as outras 12 do handebol feminino. E claro: não podemos esquecer-nos das quatro duplas brasileiras no vôlei de praia.


E aí estão nossos 251 atletas que serão apoiados por mais de 180 milhões de apaixonados pelo esporte, especialmente num momento como as olimpíadas.

Nenhum comentário:

O que é mais importante no atual futebol?