domingo, 8 de junho de 2008

Os 100 anos da Arquidiocese de São Paulo

Nesse domingo, 08 de junho, os católicos em São Paulo celebram o centenário da Arquidiocese instalada na capital, desde junho de 1908.

Como toda a instituição centenária, a igreja em São Paulo marcou sua história por erros e acertos, felizmente, por mais acertos, diretos ou provenientes de arrependimento.

Vamos a parte ruim da biografia: suposta, eu disse suposta, pois há uma versão histórica para isso: ajuda na implantação do golpe militar em 1964, com o famoso "Deus, Pátria e Família"; E tá está nas páginas péssimas o aniquilamento das CEB´s no começo da década 1990.

Porém, graças a Deus, chefe da fé cristã, nesses dois episódios a igreja se redimiu. Foi parte viva nos movimentos da Diretas Já, além de apoiar as greves do ABC na década de 70; E quanto as CEB´s, elas resurgiram, não tão fortes como antes, mas ainda com o apoio do Vaticano nos anos 2000.

A igreja tem sido sinal de vida em São Paulo. Exemplos, não faltam: Pastoral da Criança, Vicentinos, Pastoral da Saúde, Campanha da Fraternidade, Pastoral Ambiental e tantas outras.

Como católico que sou, tenho orgulho da igreja em São Paulo. Temos muito a fazer para deixá-la ainda mais próxima dos anseios de nosso tempo, mas na balança de erros e acertos desses 100 anos, a igreja, ou nós católicos, até que temos um "superavit" junto a Deus.

Nenhum comentário:

O que é mais importante no atual futebol?