domingo, 20 de julho de 2008

Dia internacional do Futebol

Bem, tinham que marcar uma data e escolheram o dia 19 de julho: sim, este é o Dia Internacional do Futebol, portanto, comemorado no último sábado.
O esporte que surgiu de discidentes do rugby no século 19 sobrevive com quase as mesmas regras de quando surgiu, mas há tempos deixou de ser simples prática esportiva, para tornar-se espetáculo.
Show: e isso desde que começou a ser noticializado pelos jornais, transmitido pelas ondas do rádio e, por fim, mostrado pela televisão. Espetáculo em que os protagonistas parecem ser os jogadores, mas quem rouba a cena muitas vezes é a mídia, os empresários, a cartolagem, enfim, fatores extra-jogo que decidem mais que a bola rolando.
A essência do futebol - ser modalidade esportiva - está desgastada, porém a tranformação da modalidade em espetáculo só não conseguiu diluir algo muito importante: a paixão do torcedor. Esta permanece original, embora seja atentada a cada começo de temporada com a transferência de jogadores e viva a beira de um ataque cardíaco quando a má administração conduz um clube à falência multipla de órgãos.
Show, entretenimento e emoção: garantias do futebol de hoje; Amor, desespero, talento e gênios (Pelé, Maradona, Romário, Platini, Ronaldo, Zidane, Marta....) ingredientes que fazem esse esporte ser o mais vivenciado em todo mundo.

Feliz dia internacional do futebol! que essa paixão permaneça para sempre!

Nenhum comentário:

O que é mais importante no atual futebol?